Publicado 07/12/2016 por Bom Jesus de Pirapora em Palavra do Pároco
 
 

VAMOS EM FRENTE!

“Eis que estarei convosco, todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20)
 
Queridos internautas! Paroquianos e Romeiros!
Saudo a todos com o desejo que este Tempo do Advento nos torne ainda mais abertos e mais sensíveis às coisas de Deus. Que o nosso coração deseje acolher o Senhor que vem ao nosso encontro e quer fazer morada no meio de nós. Partilho com vocês uma breve reflexão que nos motiva a continuarmos seguindo sempre em frente, com a graça de Deus e com o nosso esforço pessoal também.
 
Era um dos dias mais complicados na Capital de São Paulo. Sobretudo para quem não estava acostumado com as dificuldades do dia a dia desta metrópole, como era o caso daquela mãe, com o filho de aproximadamente oito anos de idade, moradores de um pequeno Distrito no interior do Paraná, e na luta contra o câncer do menino. Isso já faz alguns anos. Sempre me lembro de cada detalhe desta história real que me faz ficar mais firme nas lutas e desafios que surgem no meu caminho e também me ajudam a dizer palavras de fé e de esperança às muitas pessoas que me procuram partilhando seus medos, seus sonhos e dilemas. 
Naquele dia, São Paulo estava com o trânsito bastante complicado, além de tudo, ainda estava chovendo. Para quem vem do Interior de outro Estado, tudo é muito mais desafiador. 
 
Mãe e filho tentavam chegar a um determinado lugar para uma consulta especial. Ambos já tinham andando de táxi e metrô. E para o último percurso tomaram um ônibus. Numa determinada rua, o motorista anunciou que o veiculo havia se quebrado e que todos deveriam descer. A mãe pegou o filho ao colo e sem saber se estavam no rumo certo, começou a andar. A chuva aumentou significativamente.  A mãe em meio a este cenário parou com o filho no colo, e olhando para os olhos dele, chorando disse: “meu filho, não dá mais. Não consigo. Vamos embora”. O menino, provavelmente já amadurecido pela experiência da quimioterapia, aguardou o desabafo da mãe e com a serenidade dos anjos disse: “mamãe, vamos em frente. Não podemos voltar. Nunca podemos desistir. Saímos de casa para ir ao médico. Vamos chegar ao médico”. Essas palavras transmitiram uma força sobrenatural àquela mãe que com ânimo e coragem restaurados seguiu em frente. Chegaram praticamente juntos com o médico, que também teve dificuldade para chegar. Mais do que a orientação médica que era tão importante, a grande vitória foi chegar naquele lugar.
 
Em qualquer cidade ou distrito onde moramos, aparecem temporais e tempestades que dificultam nossa caminhada. Que a voz deste menino continue ecoando em nossos ouvidos, para que sejamos restaurados por dentro e por fora quando por algum motivo formos tentados a desistir. Nesta reta final do ano, digamos para nós mesmos: vamos em frente!
 
Que o Senhor Bom Jesus, sob o olhar da Virgem Maria, continue abençoando você e toda a sua família. As Missas Solenes dos dia 24 e 31 de dezembro no Santuário, serão às 20h00. E teremos também a Missa pela Família, dia 28 de dezembro às 19h30. Para esta Missa pela Família, os que desejarem, vamos nos vestir de branco pedindo pela paz em nossa vida e em nossa família!
 
Um forte abraço a todos!
 
Pe. Silvio Andrei Rodrigues
Pároco do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus
Pirapora do Bom Jesus – SP