“O Senhor é a minha luz e salvação” (Sl 26)

Queridos amigos que acessam o nosso site!

É uma alegria sempre renovada escrever uma mensagem e saber que você estará aqui lendo, meditando e renovando a sua fé, à luz da Palavra de Deus. Neste final de semana celebrei a Eucaristia no Santuário e nas Comunidades Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida. A Palavra de Deus nunca se esgota. Cada vez que você lê, ouve, proclama ou medita, Deus toca o seu coração de um modo novo e diferente. A Palavra de Deus tem o poder de fazer novas todas as coisas.

1. No segundo domingo da quaresma, a Liturgia da Palavra apresentou uma parte da História de Abrão, que tinha um grande desejo no seu coração. No fundo, facilmente, podemos nos identificar com Abrão. Pois, todos carregamos na alma algum desejo, sonho, projeto de vida, em relação à vida, família ou sentimento da gente. Observemos o passo a passo da relação entre Abraão e Deus; Deus e Abraão. O sonho de Abraão era ter uma descendência, uma família. Abraão queria ter filhos. Deus fez uma promessa: “sua descendência será mais numerosa do que as estrelas do céu”. Abrão confiou. E Deus, por sua vez, tornou o desejo de Abrão em uma realidade. Além de seu filho Isaac, Abraão ganhou de Deus a graça de ser pai na fé de uma grande nação. Esta parte da história de Abrão deve renovar a nossa fé e a certeza de que Deus está sempre conosco, ouvindo até os gemidos e gritos da nossa alma.

2. O Evangelho narra a Transfiguração de Jesus e um detalhe chamou minha atenção, quando o Evangelista diz que os apóstolos tiveram muito sono. Este sono significa o cansaço e o deserto que às vezes tomam conta da vida da gente. Muitas vezes, por diversos motivos, chegamos a pensar que Deus está demorando para nos atender ou nos socorrer das angústias pelas quais passamos. O sono significa também os sofrimentos internos que nos deixam prostrados pela dor. Mas, o Senhor nos desperta e nos oferece sempre um novo recomeço.

3. O que fica claro para todos nós é que a oração pode mudar a nossa vida. Pois, enquanto Jesus rezava, o Seu rosto mudou de aparência e suas roupas ficaram brilhantes. Ou seja, a oração pode nos mudar por dentro e por fora. O que é rezar? É falar com Deus, partilhar com Deus o que passa pelo mais profundo e secreto sentimento do nosso coração. Não é necessário pensar ou procurar palavras bonitas para falar com Deus. Como diz a música: “quando eu quero falar com Deus, eu simplesmente falo”! A oração nos mantém em contato íntimo com Deus, nos mantém vinculados ao Senhor, nos mantém como ramos ligados à videira.

Continuemos firmes na fé e na confiança em Deus. Mesmo nas aparentes “demoras” de Deus, renovemos a nossa confiança no Senhor. Porque a hora de Deus é sempre a melhor hora para o milagre acontecer. Tenho um grande amigo Bispo, um grande catequista que diz: “Deus tarda, mas, chega na hora certa”! A hora de Deus, é sempre a hora certa para que as portas e os caminhos se abram em nossa vida. Rezemos, Senhor Bom Jesus, transforma a nossa vida e a vida da nossa família!

Deus abençoe a todos.

padre-silvio-andrei Pe. Silvio Andrei
Pároco