Publicado 05/10/2013 por SBJ6 em Palavra do Pároco
 
 

Senhor Bom Jesus, dai-nos a paz!

“Dai graças ao Senhor porque Ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia”

Queridos internautas!

Que a paz do Ressuscitado esteja em sua casa e em seu coração!

Já estamos na segunda semana do Tempo Pascal, tempo de celebrarmos com alegria e fé a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte. Em algumas das minhas homilias do último final de semana, partilhei com os fiéis que o Evangelho da missa me tocava profundamente. Pois, foi sobre aquele Evangelho, que pela primeira vez eu preguei como ministro ordenado.

No dia 26 de maio de 1996 fui ordenado diácono na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ribeirão Claro, Norte Velho do Paraná, numa cidade chamada de Pérola do Norte. Fui ordenado diácono de manhã e já fiz a homilia na missa da noite.

Naquela primeira homilia falei do confessionário, lugar da misericórdia, da igreja reunida, onde se pede e se recebe o Espírito Santo e na Mesa da Eucaristia, onde buscamos e encontramos a paz que vem de Jesus. Hoje aqui com vocês simplesmente partilho que o Senhor Ressuscitado nos dá 3 preciosos presentes.

1. O presente da PAZ

Fico pensando comigo e imaginando o que de mais valioso queremos e precisamos para o nosso dia-a-dia? Claro que precisamos de muitas coisas. Dentre elas, uma imprescindível é a PAZ. Pois, o que adianta termos casa boa, carro novo, comida farta, família grande, emprego de destaque, amigos incontáveis, mas, sem paz no coração? Sendo assim, o Cristo Ressuscitado que conhece o ser humano por dentro e por fora, entra naquela casa, onde os discípulos estavam trancados por medo dos judeus e a primeira coisa que oferece é exatamente esta: “a paz esteja convosco!”. Em Jesus encontramos a paz! Jesus é o Príncipe da paz!

2. O presente do PERDÃO

Quando pedimos e recebemos o perdão, nos sentimos lavados, purificados, novas criaturas. O perdão pedido e recebido nos faz novas pessoas. O Ressuscitado nos transfigura, nos transforma. A miséria do nosso pecado nos derruba. Mas, a graça e o poder do perdão de Deus nos levanta para uma vida nova. O Senhor institui o Sacramento da Misericórdia dizendo: “o pecado de quem vocês, apóstolos, perdoarem, serão perdoados”. Não é o padre que nos perdoa. É Cristo através do padre que nos diz: “eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

3. O presente do EPÍRITO SANTO

É tão bonito ler na Bíblia que o Espírito Santo sopra onde quer. E Ele sopra mesmo. É pelo Espírito Santo que Deus faz novas todas as coisas. O Espírito Santo é a força de Deus comunicada aos homens. Jesus sopra sobre os seus discípulos e diz: “recebei o Espírito Santo”! Tivemos, bem recentemente, o conclave, que elegeu o novo Papa. Uns diziam o Papa será um cardeal canadense, outros, será um das Filipinas, outros diziam, será um europeu, outros chegaram até dizer, será um brasileiro. E na verdade foi um argentino. Isto, porque o Espírito Santo sopra onde quer. E o Cardeal Bergoglio, agora Papa Francisco, tem encantado o mundo pela sua simplicidade de ser e de comunicar chegando ao coração das pessoas!

Com a força do Espírito Santo nós podemos continuar caminhando com os passos firmes e seguros, pois o Senhor está conosco!

Deus abençoe a você e a sua família!

padre-silvio-andrei Pe. Silvio Andrei
Pároco