0
Publicado 09/10/2014 por Bom Jesus de Pirapora em Palavra do Pároco
 
 

Olhemos a nossa volta!

“Eu vos dou um novo coração” (Ez 36,26)

 

Queridos irmão e irmãs!

Queridos internautas!

 

Há poucos dias atrás, recebi um convite muito gentil e especial do Bispo de Santo André, Dom Nelson Westrupp. Ele me pediu para passar uma manhã inteira com todos os secretários e secretárias paroquiais que trabalham na sua imensa diocese. Estavam presentes mais de 140 pessoas, inclusive o Bispo. O tema sugerido foi: “Gestão eficaz”! Confesso que me senti muito honrado e ao mesmo tempo muito desafiado. Afinal de contas falar é sempre uma responsabilidade que nos compromete em nos esforçarmos para viver o que falamos.

À luz deste tema, senti no coração e partilhei com os participantes daquele encontro que nós seres humanos não somos complicados. Mas, somos misteriosos. Somos um mistério. Cada pessoa é um mistério em si mesma! Por isso temos tanta dificuldade de entendermos bem uns aos outros e de, às vezes, entendermos a nós mesmos!

Sinto que o mundo precisa, urgentemente, de pessoas movidas pela fé, pela esperança, pela alegria e pela capacidade de somar mais e dividir menos! Os que somam colaboram para que o mundo seja melhor, para que o país, o estado e a cidade em que habitamos melhore cada vez mais!

Os que só dividem colaboram para com a destruição. Os antigos déspotas e tiranos tinham uma estratégia muito clara: “dividir para governar”! Mas, um mundo clama por comunhão, união, unidade na diversidade!

Uma vez ouvi numa palestra e nunca mais me esqueci. Ouvi que existem três tipos de pessoas: desanimados, boas vidas e entusiasmados.

1. OS DESANIMADOS são aqueles que partem do princípio que tudo está errado, que tudo caminha de modo errado, que nada vai dar certo. Veem tudo com muito pessimismo! Propagam o feio, o ruim, o desastroso, o catastrófico! São da teoria de que “quanto pior, melhor”!

2. OS BOAS VIDAS são aqueles que topam tudo, mas, não se comprometem com nada. Empolgam-se, mas, não perseveram. Assumem vários trabalhos, mas, não os executam. São uma espécie de “fogo de palha”, ou seja, acendem, mas, logo apagam.

3. OS ENTUSIAMADOS são aqueles que não desistem de seus sonhos. Que nem sempre conseguem realizar todos os seus sonhos mas, continuam sonhando, lutando e tentando torná-los realidade! São pessoas que “arregaçam as mangas da camisa e colocam a mão na massa”. São pessoas que sonham, lutam e trabalham de modo incansável.

É bom lembrar que a palavra entusiasmo é resultado de duas palavras. Uma que vem do grego e outra que vem do latim. Do grego “Théos”, que significa Deus. E do latim “anima”, que significa alma. Ao pé da letra, entusiamo, significa: Deus na alma! Os entusiasmados são pessoas persistentes, perseverantes que não se prostram diante das dificuldades, mas, que batalham, lutam, se esforçam sempre, porque tem Deus na alma!

Queridos irmãos e irmãs! Internautas! Olhemos para nós mesmos e olhemos a nossa volta. Vamos vencer os desanimados e os boas vidas! Vamos ser e identificar os entusiasmados para que a humanidade viva melhor. Para que o mundo, o Brasil, São Paulo e a nossa querida Pirapora sejam cada vez mais espaços sagrados de pessoas que tem Deus na alma!

Que o Senhor Bom Jesus, continue abençoando a todos nós!

 

Pe. Silvio Andrei Rodrigues

Pároco do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus