“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas. Mas, terá a luz da vida” (Jo 8,12)
 
Queridos internautas! Queridos amigos do Bom Jesus e paroquianos de Pirapora!
 
No início deste novo ano, quero partilhar algo que me tocou profundamente. O nosso Santuário, tem recebido pessoas de diversos lugares do Estado de São Paulo e de outras partes do mundo. As pessoas vem com fé e confiança e depositam, aos pés do Senhor Bom Jesus, suas lágrimas e seus sorrisos; suas lutas, batalhas, dores, derrotas, vitórias, sonhos e expectativas. 
 
Recentemente, vivemos em Pirapora uma história real e verdadeira que tem sido lembrada e contada como um sinal forte da graça de Deus que tudo pode e tudo faz para o nosso bem e a nossa felicidade. Com atenção, vamos ler e meditar as linhas que seguem.
 
Quando eu era ainda um padre bem jovem, há uns 18 anos atrás, tive o prazer de conhecer um grande jornalista chamado João Milanez, do Jornal “Folha de Londrina”. Um homem simples, mas, muito capaz. Ele conseguia falar em qualquer lugar e para qualquer plateia. Foi uma das pessoas que marcou a minha vida e que carrego no coração.
Com ele aprendi que todo comunicador para ser bom, precisa primeiro ser um bom “ouvidor”. Lembro-me que ele dizia que quando vamos falar precisamos nos inspirar com aquilo que estamos vendo, com o grupo com o qual estamos partilhando o momento. Todo ambiente é inspirador por si mesmo.
 
Quando vou fazer uma palestra ou celebrar a Santa Missa, esta ideia vem à minha mente. O ambiente é inspirador. Não faz muito tempo, numa Missa no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, fiquei sabendo que um jovem queria muito falar comigo por alguns minutos. Na realidade, queria apenas um abraço. No final da homilia, chamei-o até o altar diante da comunidade que rezava e cantava com muito fervor e, à medida que eu dizia: “irmãos e irmãs, eu não sei o que você está pedindo ou agradecendo nesta Missa, mas, sei que o Senhor Bom Jesus te trouxe aqui para te levantar e te ajudar a enfrentar e a vencer os desafios da sua vida”, este moço viveu um grande pranto, chorou compulsivamente, emocionando a todos nós. Com as lágrimas dele, tracei o sinal da cruz na sua fronte e disse: “o Senhor te trouxe aqui para te levantar!”.
Naquele domingo, a Profecia de Isaías proclamada dizia: “levanta-te, acende a luz. O mundo está envolto de escuridão. Mas, o Senhor está sobre ti. E a glória do Senhor resplandece sobre nós”.
 
Ao final da homilia, sugeri que todos dessem um aperto de mão e um abraço na pessoa que estava ao lado, dizendo: “Deus está te levantando”. E, ainda hoje, penso que aquelas lágrimas, seguramente, tinham um significado profundo capaz de produzir uma verdadeira cura interior e gerar uma vida nova para ele e para nós que vivemos com ele aquele momento único e especial. As lágrimas de um jovem e de toda pessoa nunca são por acaso. A fé nos faz crer, que toda lágrima de hoje, poderá ser um sorriso amanhã!
 
Desejo um ano muito iluminado para todos. Aproveitemos este Ano da Misericórdia para virmos com mais fervor ainda a Pirapora do Bom Jesus, para passarmos pela Porta da Misericórdia e recebermos as Indulgências Plenárias. 
 
Que o Senhor Bom Jesus continue abençoando a todos nós e a nossa família.
 
Pe. Silvio Andrei Rodrigues
Pároco do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus
Pirapora do Bom Jesus – SP