Publicado 26/02/2016 por Bom Jesus de Pirapora em Palavra do Pároco
 
 

JOVENS SONHADORES!

 “Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o maligno” (1Jo 2,14).

Queridos internautas, romeiros e paroquianos do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus!

 

Estamos nesta caminhada quaresmal nos preparando para a grande Semana das Semanas, que será a Semana Santa, sobretudo o Tríduo Pascal e mais especificamente o Domingo de Páscoa, quando vamos reviver a vitória da vida sobre a morte, do bem sobre o mal. Durante todo este intinerário da quaresma somos convidados a ouvirmos a voz do Senhor que fala ao nosso coração.

 

Neste período tão especial e fecundo, precisamos rezar pelos nossos jovens e com os nossos jovens. A juventude é uma bênção. É um engano achar, pensar ou dizer que os jovens não se comprometem com nada ou não querem saber de nada. Juventude não é sinônimo de baderna, confusão e balada somente. Os jovens são uma riqueza para a Igreja, para o mundo e para a família. Sendo assim vamos refletir um pouco sobre a juventude.

 

Fico sempre muito impressionado com a quantidade de moças e rapazes que partilham comigo seus sonhos, suas lutas, seus medos e expectativas. Admiro a força da juventude, sua capacidade de criar e pensar a própria vida. De fato, a juventude carrega no peito e na alma, na mente e no coração uma porção dobrada de esperança e vontade de acertar. É claro que no meio do caminho surgem imprevistos, surpresas boas e desafiadoras, equívocos, lágrimas e quedas. Porém, há uma força sobrenatural que move o jovem e o ser humano em todas as fases da sua caminhada. Esta força que vem do Alto tem o poder de tirar o nosso coração da lama da tristeza e da angústia, trazendo-o para a planície onde é possível caminhar. 

 

Os sonhos da nossa juventude estão ligados a uma infinidade de coisas que vão dos detalhes até aos elementos mais sublimes da nossa existência humana. 

 

Recentemente um jovem me disse: “Padre, levanto de uma queda, e em seguida, vem outra. Levanto de novo, e depois vem outra”. A sua fala expressava exatamente o que ele estava vivendo. Referia-se a um dissabor na vida amorosa e a ida para os Estados Unidos em busca de um trabalho que não deu certo. Em seguida, a quase ida para um trabalho na Irlanda e a surpresa de um problema sério de descolamento da retina, correndo o risco de perder uma das vistas. Foi um desabafo também acompanhado pelo desejo de ouvir uma palavra de conforto que lhe desse uma direção para acalmar seu interior tão inquieto por ventos fortes que abalaram o barco da sua vida. 

 

Enquanto eu pensava em dizer algo que, realmente, o ajudasse me vieram algumas ideias não muito organizadas que fui logo repetindo para ele e que agora partilho com os queridos leitores internautas que acessam o nosso site.  As quedas não significam apenas derrotas. As quedas também podem nos conduzir para vitórias, pois, aprendemos e nos fortalecemos com elas, nos tornando valentes guerreiros. Vivendo à luz da fé no Senhor, acreditamos que as quedas de hoje poderão ser impulsos para as conquistas do futuro. Diante de tudo o que vivemos e experimentamos é necessário que continuemos sonhando e acreditando que amanhã poderá ser e será melhor! Independentemente da nossa idade, sejamos sempre jovens sonhadores!

 

Que o Senhor Bom Jesus continue abençoando a todos nós para que sempre tenhamos no nosso interior e na nossa vida a capacidade de sonhar!

 

Pe. Silvio Andrei Rodrigues

Pároco do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus

Pirapora do Bom Jesus – SP