Comunidade Santo Antônio

Já nas Missões de 1975, pregadas pelos Missionários Redentoristas, foi estabelecido nesse jardim um núcleo, que abrangia também os futuros loteamentos do Payol i e II, onde já moravam algumas famílias. As atividades missionárias eram realizadas numa sala da residência dos Cônegos Lateranenses, que possuem aí uma chácara.

Nos anos de 1984-86, foram organizadas rezas semanais, novena de Natal e encontro da Campanha da Fraternidade nas casas e Celebrações Eucarísticas na escola “Irmã Nila Pontes” sob a orientação de Côn. Godofredo Chantrain, Vigário Paroquial.

Em julho de 1994 Côn. Henrique Ribeiro da Fonseca comprou um terreno neste bairro para a construção da capela, da qual ele colocou os alicerces e orientou as obras até julho de 1995, data em que Côn. Henrique deixou Pirapora. As obras ficaram paradas durante quase quatro anos.

Entretanto já foram realizados os encontros com o povo nas casas, como rezas e Liturgias da Palavra sob a orientação do diácono Alvarino Bienzobás Júnior. Em janeiro de 1998 Côn. Alvarino assumiu definitivamente o pastoreio dessa comunidade.

[nggallery id=3]

Em julho de 1999 recomeçaram as obras da construção da capela sob o comando do Conselho Administrativo da Comunidade. Aos 16/12/2000, Dom Amaury Castanho, Bispo Diocesano de Jundiaí, abençoou solenemente a Capela de Santo Antônio, como também o altar e a Capela do Santíssimo Sacramento.

Nos anos de 2002 a 2005, Côn. Luís Carlos de Oliveira dirigiu essa comunidade. Depois dele foi a vez de Côn. Norberto Cazellotto, que era pároco de Pirapora.

Em 2007 foi designado para pastorear esse povo o religioso, estudante de teologia, Josenildo Carlos da Solva, enquanto Dom Paulo Mascarenhas Roxo, DD. Bispo Emérito de Mogi das Cruzes, presidiu as Eucaristias aos sábados às 18:30 h.

Em fevereiro de 2008, Côn. Paulo Haenraets, de volta da Bélgica, foi nomeado vigário paroquial de Pirapora e assumiu esta comunidade, tendo como ajudante Josenildo Carlos da Silva.

Com a saída de Côn.Paulo de Pirapora em abril de 2009, Côn. Norberto, como pároco, preencheu a vaga até o mês de julho em que Côn. Alcides Ribeiro Filho tomou conta desse povo de Deus.

Em fevereiro de 2011 os confrades premonstratense da canonia de Montes Claros assumiram a paróquia do Senhor Bom Jesus e Côn. Andrés Muñoz Gonzáles e Côn. Marcelo dos Santos Rocha se revezam na Eucaristia celebrada nessa comunidade.

A Capela de Santo Antônio fica localizada no Jardim Bandeirantes em Pirapora do Bom Jesus/SP.

Côn. Godofredo Chantrain
O praem.