“Dai a Deus o que é de Deus e a César o que é de César” (Mt 22,21)

 

 

Queridos irmãos e irmãs!

Estimados internautas!

 

Estamos muito próximos do primeiro turno das eleições que vão acontecer em todo Brasil. A cada eleição, parece que dois sentimentos povoam o nosso pensamento e o nosso coração. De um lado, temos a sensação de que está muito difícil acreditar no mundo da política, no mundo político. Ficamos um tanto apáticos e quase que indiferentes ao processo eleitoral. Parece que é sempre a mesma coisa. Parece que são sempre as mesmas promessas. De outro lado, carregamos no peito e na alma uma vontade enorme de ver o nosso País melhor, mais próspero, mais justo, com chance e oportunidade para todos.

Sonhamos com vida digna para todos os brasileiros com moradia, saúde e educação com “padrão FIFA”. Estes sentimentos nos deixam confusos por um lado. Mas, por outro lado nos estimulam a refletirmos sobre o tema que nos circunda na eminência de irmos às urnas no dia 5 de outubro.

A frase “dai a Deus o que é de Deus; e a César o que é de César”, é um convite explícito que o Bom Jesus nos faz para sermos bons cristãos, dando a Deus o que é de Deus. E ao mesmo tempo de sermos bons cidadãos, dando a César o que é de César. Conseguimos colocar em prática este convite de Jesus na medida em que nos preocupamos com as coisas do Alto, mantendo os pés no chão. Faz parte da vida do bom cristão e do bom cidadão pensar, refletir, dialogar, analisar para bem decidir sobre os rumos e os caminhos da nossa Nação.

Cada vez que ouço ou que canto o Hino Nacional Brasileiro, me emociono muito e, sobretudo, quando canto “verás que um filho teu não foge à luta”, me faz pensar. Me vem ao coração uma mágica e misteriosa convicção de que o ser brasileiro tem intrínseco na sua alma a grandeza de lutar sempre e não desistir jamais. Sendo assim, por mais nuvens nubladas que pairem sobre a nossa história, precisamos crer e lutar pelo Brasil que queremos e que sonhamos!

 

Na noite de sexta-feira, 26 de setembro, o nosso Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, esteve presente em nossa cidade, presidiu a Santa Missa das 19h30 e conferiu o Sacramento da Crisma para 30 piraporanos. No momento da Oração dos Fiéis, ele rezou pelas eleições de 2.014, ressaltando que o voto tem consequência. E por isso mesmo, o voto precisa ser com consciência, responsabilidade e com o sincero desejo de que os candidatos poderão contribuir, concretamente, para com a melhora de vida do nosso povo.

Para votar com consciência, responsabilidade e desejo de melhoras, rezemos antes. Peçamos a luz do Divino Espírito Santo, para que sejamos iluminados e movidos pela graça de Deus. Que o nosso voto seja marcado também pela caridade, ou seja, que no voto que eu vou dar esteja presente o meu amor pelo meu País, pela minha terra e pela nossa gente!

Que o Bom Jesus continue iluminando a todos nós e a nossa família!

Boa votação para todos nós. Que exerçamos a nossa fé e a nossa cidadania pelo bem comum, pelo bem de todos!

 

Pe. Silvio Andrei

Pároco