Publicado 03/06/2015 por Bom Jesus de Pirapora em Palavra do Pároco
 
 

Sou Caipira Pirapora!

O nosso País é continental. Tem exuberância por toda parte e em todas as regiões. Somos um povo de fé, capaz de acolher pessoas de culturas diferentes. Sem cair na tentação de ser “bairrista”, a cada dia que passa me apaixono mais pela cidade em que moro e onde tenho o privilégio de servir, exercendo o ministério sacerdotal. Faz, quase dois anos e meio que trabalho na Paróquia Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, na querida cidade de Pirapora do Bom Jesus, localizada na Grande São Paulo, e distante 54 km da capital paulista.

Vejo Pirapora como um tesouro a ser descoberto por muitos e redescoberto por tantos outros. É cercada por montanhas, árvores e rochas que manifestam e testemunham a grandeza do Criador. Temos muita água em nosso território: o famoso rio Tietê que em sua nascente, lá em Salesópolis, tem água cristalina é este mesmo rio que corta toda a nossa cidade, que passa em frente às torres de nosso centenário Santuário, e depois de cruzar outras cidades volta a ter água limpa. Um dia, todo o rio Tietê será contemplado e admirado por suas águas ressuscitadas!

Pirapora é uma cidade rica na arte, na música, na cultura e pela sua gente que carrega no peito e na alma um amor profundo ao dono da cidade, o Senhor Bom Jesus!

O Santuário de Pirapora tem recebido, a cada final de semana, jovens e crianças; homens e mulheres de diversas cidades do Estado de São Paulo e de outros Estados. Romeiros e peregrinos que vem de toda parte a pé, de bicicleta, a cavalo, charrete, motocicleta, bicicleta ou automóveis. Enfrentam sol e chuva; frio e calor; e chegam com lágrimas nos olhos e emoção no coração. Chegam para pedir e para agradecer; para louvar e renovar a sua fé e esperança!

Recentemente, a Assembleia Legislativa aprovou um Projeto de Lei que torna Pirapora do Bom Jesus, cidade de interesse turístico. Deus seja louvado por isso e que este projeto a consolide como uma cidade da fé viva, onde todos: piraporanos, romeiros, visitantes e amigos continuem proclamando com alegria e sinceridade: sou caipira pirapora com muito orgulho!

 

Pe. Silvio Andrei Rodrigues

Pároco do Santuário Senhor Bom Jesus – Pirapora