Quaresma:um grande retiro!

“Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4,1-11).

Queridos irmãos e irmãs! Internautas!!!!

Iniciamos o Tempo Quaresmal com a Celebração da Quarta-feira de Cinzas e vamos caminhar ao longo deste Tempo com Jesus, até chegarmos à Semana Santa, com a Celebração do Domingo de Ramos e aí entraremos no Tríduo Pascal: quinta-feira, sexta-feira e sábado santo. Depois deste percurso, celebraremos a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo no Domingo da Ressurreição, que neste ano será no dia 20 de abril. Ou seja, a Quaresma vai nos conduzir das Cinzas até a Ressurreição!

O período quaresmal é na realidade um tempo favorável para olharmos para dentro de nós mesmos e reconhecermos no que podemos e precisamos melhorar… É, enfim, a oportunidade de fazermos um grande e profundo retiro espiritual. Cada Domingo da Quaresma, na Liturgia, o Senhor vai nos conduzir a uma reflexão, repetindo sempre o “convertei-vos e crede no Evangelho”!

Quando fazemos um Retiro Espiritual, o pregador vai fazendo as colocações em palestras e reflexões distribuídas para cada dia. Assim também na Quaresma, o Senhor Bom Jesus, pela Liturgia diária e, sobretudo, dominical, vai fazendo suas palestras, reflexões e colóquios com aqueles que abrem o seu coração para a Ressurreição, para a vida nova, para a transformação das cinzas em ressurreição.

Em muitas ocasiões da nossa vida, temos a sensação de que estamos sozinhos; de que a nossa vida se tornou num grande vazio; de que perdemos tudo… Estas experiências nos fazem sentir como cinzas… como pó. Parece que quando enfrentamos determinadas noites escuras e traiçoeiras na nossa vida, tudo se transforma em cinzas. Temos a impressão de que os problemas destroem os nossos sonhos; queimam; consomem; tornando-os cinzas. Por isso a importância de renovarmos a nossa fé no Senhor que vence o mal, a tentação e a morte! Precisamos renovar a fé e a confiança no Senhor que vence as cinzas e nos conduz das Cinzas à Ressurreição.

No início deste grande Retiro Espiritual que é a Quaresma, no primeiro Domingo da Quaresma, temos a oportunidade de nos colocarmos no deserto com Jesus, onde Ele mesmo faz um Retiro marcado pela oração, jejum e é tentado pelo inimigo! No deserto do Primeiro Domingo da Quaresma aparece o Espírito que conduz Jesus até lá; aparece o Diabo que tenta e provoca Jesus, tentando confundí-lo e aparecem os Anjos para servirem a Jesus, depois que o Tentador é exorcizado por Jesus!

Na vida enfrentamos muitos desertos… e nos desertos da vida somos tentados a desistir. O Inimigo tenta nos confundir para desistirmos de Deus, da Igreja, do Evangelho, da Comunidade, da fé, da esperança, do amor e da vida; dos sonhos e dos ideais. Por isso, somos convidados a rezar incansavelmente, clamando e pedindo: “Senhor dai-nos de novo um coração que seja puro; um espírito decidido e a alegria de ser salvo”!

Continuemos caminhando com o Senhor Bom Jesus neste Retiro Quaresmal, para que na Páscoa do Senhor, todas as cinzas da nossa vida, sejam transformadas em Ressurreição!

Boa Quaresma para todos nós! Que o Senhor Bom Jesus abençoe a nós e a nossa família!

 

Pe. Silvio Andrei

Pároco do Santuário Bom Jesus

 

 

Um comentário em “Quaresma:um grande retiro!

  • 05/03/2015 em 17:50
    Permalink

    Gostei da mensagem de Dom Moacir sobre a CF-2012. Parabe9ns!Agora nos resta orar e pvmeoror a safade em todos os Municedpios. Incentivando os conselhos de safade nos Bairros. Fiscalizando a aplicae7e3o dos investimentos no SUS, para que todos os brasileiros e brasileiras tenham o melhor no seu tratamento.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *