Papa Bento XVI

O mundo cristão e não cristão foi surpreendido no dia de Nossa Senhora de Lourdes com o comunicado oficial feito pelo próprio Santo Padre o Papa Bento XVI sobre a sua renúncia. O Papa justifica a sua decisão histórica pela limitação física para continuar exercendo tão grande missão. Desde o comunicado feito em Roma, a imprensa mundial passou a comunicar a notícia e fazer diversas matérias sobre o nosso Papa.

Líderes religiosos e políticos se manifestaram pelo mundo a fora. Segundo o nosso pároco, Pe. Silvio Andrei, de fato é uma decisão corajosa e inédita. Pois, o último Papa a renunciar foi Gregório XII em 1415. Ou seja, há 600 anos atrás. A atitude do Papa é uma grande lição para todos nós.

O nosso Papa é um homem muito inteligente. É considerado o maior teólogo do nosso tempo. Sendo assim, seguramente, sua decisão nos ensina muitas coisas.

Sobre a renúncia do Papa, destaco três lições de vida que ele nos dá.

Primeiro, um ato de humildade. Num tempo em que os homens lutam, brigam, se ofendem e até matam em nome do poder, o Romano Pontífice, renuncia ao poder que lhe foi confiado.

Segundo, um ato de sinceridade. Pois, ele mostrou ao mundo inteiro que não estava mais capaz fisicamente de continuar a frente da Igreja que está presente no mundo todo. Ele foi sincero com Deus, com ele mesmo, com a Igreja e com o mundo.

E por último, um ato de desapego. Às vezes nos apegamos a pessoas e lugares como se a nossa vida se resumisse a isso. O Papa nos ensina que o desapego é também um ato de fé e confiança em Deus. Pois, a nossa vida está nas mãos de Deus.

A todos nós, cabe uma prece de gratidão a Deus por nos ter brindado com um Papa tão exuberante e tão cativante como Bento XVI. E cabe também prestarmos as homenagens possíveis a este grande homem, que se torna ainda maior pela humildade, sinceridade e desapego.

O Papa Bento XVI fica na função de Papa até o dia 28 de fevereiro de 2013, às 20h00. Depois passa a ser Bispo Emérito de Roma e se recolherá em oração pela Igreja, pelo mundo e pela humanidade.

padre-silvio-andrei Pe. Silvio Andrei
Pároco