“Maravilhas fez conosco o Senhor. Exultemos de alegria!” (Sl 125)

Queridos internautas!

Como é bom poder me comunicar com você através do site do nosso Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus. Eu acredito muito que na nossa vida nada acontece por acaso. Tudo tem uma razão de ser. Ninguém entra e nem sai da nossa vida por acaso. Em tudo tem a mão de Deus. Em todos os acontecimentos Deus age para o nosso bem.

Escrevo isto, porque tenho certeza que o fato de eu estar escrevendo toda semana aqui e você estar lendo, é porque Deus nos permite isso. É graça de Deus! É um presente que vem da misericórdia de Deus.

Sendo assim, partilho com você 3 palavrinhas à luz da Liturgia do quinto domingo da quaresma: promessa, verdade e atitude.

1. Promessa

O nosso Deus faz uma promessa bastante clara e objetiva para todos nós através do Profeta Isaías: “Eu abrirei estrada no deserto e farei brotar água viva na terra seca”. Muitas vezes a nossa vida se transforma num deserto ou numa terra seca por algum motivo de dissabor, de desencontro, de frustração. A tristeza nos leva ao deserto. A solidão transforma o nosso coração numa terra seca.

Muitas razões nos fazem experimentar o deserto e a terra seca. Porém, a Palavra de Deus vem ao nosso socorro. Deus promete abrir uma estrada no deserto, ou seja, Ele providencia uma alternativa na nossa vida. Deus nos mostra um caminho a ser percorrido em busca de uma vida nova.

E a água viva nos lava por dentro e por fora. É preciso tomar posse da promessa do Senhor; carregar esta promessa dentro do coração acreditando que Deus transforma a promessa em realidade.

2. Verdade

O Salmista nos ajudou a rezar e cantar que o nosso Deus realiza inúmeras maravilhas em nossa vida. Muitas vezes nos lembramos e falamos somente das dificuldades. Mas, se olharmos para a nossa história, desde quando fomos concebidos no ventre da nossa mãe até o dia de hoje, o Senhor tem realizado incontáveis maravilhas em nossa vida.

O Salmo que diz: “maravilhas fez conosco o Senhor”, me fez lembrar do Magnificat cantado por Nossa Senhora: “o Todo Poderoso fez em mim maravilhas!”. Estamos num tempo favorável para recordarmos as muitas maravilhas que Deus já fez e está fazendo em nossa vida.

3. Atitude

No Evangelho, Jesus enfrenta os fariseus e doutores da lei dizendo: “quem não tem pecado que atire a primeira pedra”! Quando uma pessoa cai, erra, falha, vacila e peca precisamos ter 3 atitudes: primeiro, deveríamos nos colocar no lugar daquela pessoa. Pois, eu sou humano e também estou sujeito à falha.

A Palavra de Deus nos adverte: “quem está de pé, cuide-se para não cair”! Depois, devo imitar o Senhor e olhar com misericórdia para aquele que cai. E por último, preciso rezar por aqueles que experimentam a queda.

Jesus teve uma atitude misericordiosa diante da mulher que estava prestes para ser apedrejada. Jesus disse: “ninguém te condenou? Vai em paz e não peques mais”!

Aquela mulher estava humilhada, ultrajada, exposta e ridicularizada. Jesus lhe devolve a dignidade e dá para ela a chance de uma vida nova.

Confiemos no Deus da Misericórdia. Sejamos misericordiosos uns com os outros e recebamos do Senhor, a cada dia, uma vida nova, uma nova chance para sempre recomeçarmos!

 Deus abençoe você e sua família!

padre-silvio-andrei Pe. Silvio Andrei
Pároco