Publicado 05/10/2013 por SBJ6 em Comunidades
 
 

Comunidade São Judas Tadeu

Em fevereiro de 1983, o Côn. Godofredo Chantrain começou a dar assistência religiosa aos habitantes do Jardim Bom Jesus através de rezas semanais do terço, encontros da Campanha da Fraternidade e novenas de Natal em várias casas. Aos sábados se realizaram Liturgias da Palavra e às vezes Celebrações de Missas. Vários religiosos premonstratenses, ainda como diáconos, ou já como presbíteros continuaram esta pastoral durante os anos seguintes, entre eles atuaram Côn. Manuel Pereira dos Santos Neto e Côn. Guido Verhulst.

Em julho de 1992 Côn. Henrique Ribeiro da Fonseca, responsável por esta comunidade adquiriu um terreno no Jardim Bom Jesus, permutando com outro comprado em 1986 por Côn Ivo Wels, então pároco de Pirapora. Em 1993 iniciaram-se as obras da capela para terminar aos 28 de outubro de 1994, dia em que foi celebrada a primeira Missa na nova capela de São Judas Tadeu. Antes de partir para Jaú, em julho de 1995 Côn. Henrique deixou colocados no terreno adjacente à Capela, os alicerces para a construção do centro comunitário e de salas de catequese.
A capela foi obra do arquiteto Lício Daniel Silva Navarro Crea 110.885/D – SP. e tem as seguintes medidas:

  • área do templo: 188,68 m2
  • área das coberturas: 9,60 m2
  • área dos anexos: 97,88 m2
  • área total: 296,16 m2

No período de julho de 1995 a dezembro de 1997 Côn. Godofredo Chantrain, como pároco, celebrou as Eucaristias aos sábados e às festas de preceito, enquanto vários jovens religiosos da ordem Premonstratense tomavam conta das pastorais. Nestes meses um pequeno incêndio destruiu uma barraca, construída ao lado da capela, queimando todo que estava aí guardado, inclusive também vários bancos da igreja.

Em 1998 Côn. Alvarino Bienzobás Júnior, como neo-presbítero, orientou o pastoreio desta comunidade e construiu a capela do Santíssimo Sacramento ao lado esquerdo da entrada da capela. Em 1999 ele teve como auxiliar na pastoral o diácono Côn. José Maria Alves, que, mais tarde já como presbítero, o sucedeu no ano de 2000 e construiu a cozinha.

No ano de 2001 encontramos como responsável Côn. Luíz Carlos Emílio e Oliveira e em 2002 é novamente Côn. Alvarino Bienzobás Júnior, que orienta a comunidade.

A esse sucedeu em fevereiro de 2003 o recém ordenado presbítero, Côn. Marcos José Ferraz, como líder do povo daquela comunidade.

Aos 12 de setembro de 2005 Côn. Maurício José de Souza assumiu a direção desta porção do povo de Deus e continuou como responsável até o fim de 2007 com auxílio de jovens premonstratenses. Conseguiu terminar o grande salão e a sala dos Vicentinos.

Em 2008 Côn. Osvaldo Francisco Paulino orientou essa comunidade até setembro de 2008. Em seguida Côn. Norberto Cazellotto Junior, pároco de Pirapora, guiou temporariamente essa comunidade.

Em julho de 2009, Côn. Alcides Ribeiro Filho, recém ordenado presbítero, foi nomeado vigário paroquial de Pirapora com a responsabilidade pastoral pela comunidade do Jardim Bom Jesus.

Em fevereiro de 2011 os confrades premonstratense da canonia de Montes Claros assumiram a paróquia do Senhor Bom Jesus e Côn. Andrés Muñoz Gonzáles e Côn. Marcelo dos Santos Rocha se revezam na Eucaristia celebrada nessa comunidade.

Em 2012 foi removido o trono erguido para colocar a imagem de São Judas do centro da capela. A Imagem do padroeiro foi colocada na parede lateral e no centro, na parede atrás do altar foi colocada a imagem de Cristo Crucificado. Em seguida a capela recebeu o forro de PVC e foi repintada.

Capela de São Judas Tadeu fica localizada no Jardim Bom Jesus em Pirapora do Bom Jesus/SP.

Côn. Godofredo Chantrain
O praem