Publicado 05/10/2013 por SBJ6 em Comunidades
 
 

Comunidade São Benedito

Nos anos de 1964-65 Côn. Francisco Boonants presidiu algumas cerimônias religiosas, como Missas e Rezas na Vila Nova. .O local destas celebrações era no fim da rua Côn. Henrique Van Kasteren, ao ar livre.

No início de 1966 Côn. Milo Peeters, que tinha chegada da Bélgica, aos 11/11/1965, assumiu o pastoreio do povo daquele bairro. Aos 26/12/1967 foi colocada e benta a primeira pedra da Capela na Vila Nova, dedicada a São Benedito. A cerimônia foi presidida pelo Côn. Gregório Laurijs, Prior da Ordem Premonstratense. Na presença de Côn. Lino Fourreaux, pároco de Pirapora, Côn. Milo Peeters fez o panegírico do Santo e agradeceu oficialmente a Senhora Dona Bárbara F.da Silva, pela doação dos lotes para a construção da Capela.

No decorrer de 1969 o Côn. Milo Peeters voltou definitivamente para a Bélgica e Côn. Agostinho Damen assumiu a direção desta comunidade. Aos 26/12/1969 foi realizada a primeira festa de S. Benedito na própria capela, pois por ordem do pároco, Côn. Lino Fourreaux, a tradicional festa de S. Benedito no centro de Pirapora, fora transferida definitivamente para o bairro Vila Nova.

Durante 18 anos Côn. Agostinho deu suas melhoras forças para o crescimento daquela comunidade, tanto no campo espiritual, como material.

Conseguiu terminar a obra da bonita capela, já iniciada por Côn. Milo Peeters Continuou com a construção do salão da comunidade, terminada em 09/10/1970, a residência do padre e a quadra de voleibol atrás da capela. Em seguida iniciou, na parte de cima da rua S. Benedito, as obras para uma quadra de futebol de areia com os respectivos vestiários.

Aos 05 / 02 / 1974 ele construiu ao lado da quadra de voleibol e a sala para a J.O.C. mais três dependências para a assistência social e para um depósito. Mais tarde se iniciou o projeto do parque infantil. Em 1984 construiu, na parte de baixo da rua S. Benedito, um grande salão para armazenar as muitas peças de roupas, enviadas da Bélgica pelo o círculo “Amigos de Pe. Damen”. A mesma ala consta de uma cozinha e uma sala para a catequese. Foi inaugurada aos 24/01/1986 por um casal belga, representante das obras de Pe. Agostinho Damen. Mais tarde foi acrescentada a esta construção uma oficina da carpintaria e mais uma quadra de voleibol.

Na parte espiritual foram fundados vários movimentos religiosos, como a “Associação Bíblica Católica”, e o coro “Santa Cecília”, ambos iniciados em 27/12/1969. A primeira associação funcionava também como o Conselho Pastoral da comunidade. Mais tarde também foi fundado o grupo dos coroinhas: meninas e meninos. Foram organizadas a campanha dos bancos em dezembro de 1970 e a dos sinos em fevereiro de 1973. Aos 21/11/1973 fundou-se o “Chiro Feminino”. Sempre a comunidade acompanhou com muito zelo as várias festas do ano litúrgico, dando grande ênfase à Festa de Natal e do Padroeiro da comunidade, São Benedito, festejada no dia 26 de dezembro e precedida por uma bem participada novena.

Aos 05/05/1987 Côn. Agostinho deixou o pastoreio da comunidade de S. Benedito. De julho a dezembro de 1987, os cônegos Paulo Haenraets, pároco, Côn. Francisco Boonants e Côn. Antonio Galvão de Campos Arruda Filho se revezavam na assistência religiosa à Vila Nova.

De janeiro de 1988 a maio de 1989 Côn. Guido Verhulst orientou a comunidade. Depois se seguiu mais um tempo de meio ano de revezamento pelos cônegos residentes em Pirapora.

Nos anos seguintes encontramos novamente um dos vigários paroquiais encarregado da comunidade de S. Benedito:

Em meados de 2002 foi erguida nos terrenos da capela, na última quadra de voleibol, uma construção que servirá de asilo para os idosos. As dependências da antiga carpintaria foram reformadas em cozinha e refeitório. Em redor deste novo conjunto foi feito um lindo jardim. As despesas foram quitadas pelo Côn. Agostinho Damen e suas obras assistenciais da Bélgica. A obra, inaugurada em dezembro de 2002, é administrada pela Prefeitura Municipal com auxílio dos vicentinos de Pirapora.

Em outubro de 2003 começou a prefeitura de Pirapora com auxílio financeiro das obras assistenciais de Côn. Agostinho Damen a construção de uma creche no terreno do antigo campo de futebol.

A comunidade de S. Benedito inaugurou no dia 26 de dezembro de 2003, na 35a Festa de seu padroeiro, um novo altar de mármore, doação de um casal, devoto do Santo, no presbitério da capela, que ostenta na parede principal, atrás do altar, uma linda pintura mural em homenagem ao padroeiro São Benedito.

Em julho de 2006 saiu o primeiro número do informativo mensal “Boa – Nova”, em formato de meia folha de A4, que foi durante meio ano um instrumento de comunicação entre os membros da comunidade de São Benedito. Por motivos de força maior a Missa Dominical foi transferida de 19:00 h para as 8:30 h. O ano de 2006 entra também na história da comunidade como um ano, que teve duas festas do padroeiro São Benedito: uma aos 05 de outubro, o dia litúrgico do São Benedito, conforme o novo calendário litúrgico, mas participada somente pelos membros da paróquia de Pirapora e a outra aos 26 de dezembro, o dia tradicional (mais de cem anos) do Santo Padroeiro, em Pirapora, com a participação dos tradicionais romeiros de outras localidades, além dos Piraporanos.

No início da quaresma de 2007 recomeçaram novamente as atividades religiosas na comunidade de São Benedito, que, por ordem do pároco, foram interrompidas depois da Festa de São Benedito, aos 26 de dezembro de 2006. A Celebração Eucarística Dominical voltou novamente ao horário antigo, às 19:00 h. Foi constituído o Conselho Comunitário de Pastoral com dez membros sobre a presidência de Côn, Godofredo Chantrain, responsável pela comunidade e com reuniões mensais. Igualmente em julho começou a funcionar novamente a catequese, dividida em pré-catequese para os pequenos, a catequese para a primeira Eucaristia e a catequese em preparação da Crisma, em parte ao sábado e em parte ao domingo.

Na metade de 2007, reapareceu novamente o informativo da comunidade com o mesmo nome, agora inteirando uma folha inteira (frente e verso), mas só a cada três meses. São 80 exemplares distribuídos na comunidade pela equipe dos membros do Conselho Comunitário.de Ação Evangelizadora. Desde 2010 a “Boa Nova” sai duas vezes por mês em formato de A4, dobrado em quatro páginas.

No fim de junho de 2007 todo o telhado da capela foi trocado por novas telhas, uma doação de um devoto de S.Benedito. Em setembro começaram as reformas no pátio ao lado da capela e em frente à cozinha. A gruta de N.Senhora foi removida e colocada à esquerda da capela, enquanto os coqueiros foram eliminados, deixando o pátio livre.

Nos anos 2008-2009 foram renovados o salão de são Benedito e a sala da catequese. Em 2010 foi construída no pátio ao lado da capela, encostada na parede do escola, uma dependência para abrigar, nas festas, as várias atividades, antes realizadas nas barraquinhas montadas no pátio.

A própria capela adquiriu uma nova cruz processional e novos quadros da Via Sacra. Uma devota de São Benedito doou novas imagens para o presépio e dois genuflexórios para a capela do SS.Sacramento.

A Capela de São Benedito fica localizada na Vila Nova em Pirapora do Bom Jesus/SP.