Publicado 05/10/2013 por SBJ6 em Comunidades
 
 

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Nos anos de 1983 – 1984, Côn. Godofredo Chantrain, como Vigário Paroquial de Pirapora do Bom Jesus organizou nas casas deste parque rezas semanais, encontros da Campanha de Fraternidade e da Novena de Natal.

Em janeiro de 1994 foram comprados terrenos nos Parques Payol I e II e iniciou-se a construção da capela no Parque Payol I sob a direção de Côn. Henrique Ribeiro da Fonseca, Vigário Paroquial de Pirapora. Aos 12 de outubro de 1992 celebrou-se a Primeira Missa. De janeiro de 1991 a julho de 1995 Côn. Henrique orientou a comunidade.

De julho de 1995 a dezembro de 1997, Côn. João Bosco de Camargo presidiu as Eucaristias, enquanto o diácono Alvarino Bienzobás Júnior ficou responsável pela comunidade. Em dezembro de 1997 Côn. Alvarino Bienzobás Júnior, como recém-ordenado presbítero, assumiu o pastoreio dessa comunidade. Nos primeiros meses de 2000 realizou-se uma reforma da igreja e a ampliação das salas de catequese.

Aos 02 de dezembro de 2002, Côn. Luís Carlos Emílio de Oliveira assumiu o pastoreio desta comunidade.

Aos 08 de janeiro de 2006 Côn. Norberto Cazellotto Junior, como pároco de Pìrapora, sucedeu ao Côn. Luís Carlos na direção desta comunidade.

Em janeiro de 2007 foi destacado para a capela Alcides Ribeiro Filho, religioso premonstratense e estudante de teologia. Aos domingos, às 8:30 h a Celebração Eucarística era presidida por Dom Paulo Mascarenhas Roxo, o.prem. Bispo Emérito de Mogi das Cruzes.

Em janeiro de 2008 Côn. Paulo Haenraets foi encarregado, como Vigário Paroquial, do pastoreio dessa comunidade, tendo como ajudante Alcides Ribeiro Filho. Cargo que Côn. Paulo exerceu até abril de 2009.

Durante alguns meses Côn. Norberto preencheu a vaga até que em julho Côn. Alcides Ribeiro Filho, recém-ordenado presbítero, foi nomeado como responsável pelo Payol.

Em fevereiro de 2011 os confrades premonstratense da canonia de Montes Claros assumiram a paróquia do Senhor Bom Jesus e Côn. Andrés Muñoz Gonzáles e Marcelo dos Santos Rocha se revezam na Eucaristia celebrada nessa comunidade.

Nos anos 2011-12 o acesso à capela foi facilitado por uma rampa, colocada ao lado da escadaria, enquanto o próprio presbitério foi todo renovado. E a pintura atrás do altar foi substituída por um belo crucifixo.

A Capela de Nossa Senhora Aparecida fica no Parque Payol I, em Pirapora do Bom Jesus.

Côn. Godofredo Chantrain
O praem