Publicado 05/10/2013 por SBJ6 em Comunidades
 
 

Comunidade Santo Antônio

Já nas Missões de 1975, pregadas pelos Missionários Redentoristas, foi estabelecido nesse jardim um núcleo, que abrangia também os futuros loteamentos do Payol i e II, onde já moravam algumas famílias. As atividades missionárias eram realizadas numa sala da residência dos Cônegos Lateranenses, que possuem aí uma chácara.

Nos anos de 1984-86, foram organizadas rezas semanais, novena de Natal e encontro da Campanha da Fraternidade nas casas e Celebrações Eucarísticas na escola “Irmã Nila Pontes” sob a orientação de Côn. Godofredo Chantrain, Vigário Paroquial.

Em julho de 1994 Côn. Henrique Ribeiro da Fonseca comprou um terreno neste bairro para a construção da capela, da qual ele colocou os alicerces e orientou as obras até julho de 1995, data em que Côn. Henrique deixou Pirapora. As obras ficaram paradas durante quase quatro anos.

Entretanto já foram realizados os encontros com o povo nas casas, como rezas e Liturgias da Palavra sob a orientação do diácono Alvarino Bienzobás Júnior. Em janeiro de 1998 Côn. Alvarino assumiu definitivamente o pastoreio dessa comunidade.

Em julho de 1999 recomeçaram as obras da construção da capela sob o comando do Conselho Administrativo da Comunidade. Aos 16/12/2000, Dom Amaury Castanho, Bispo Diocesano de Jundiaí, abençoou solenemente a Capela de Santo Antônio, como também o altar e a Capela do Santíssimo Sacramento.

Nos anos de 2002 a 2005, Côn. Luís Carlos de Oliveira dirigiu essa comunidade. Depois dele foi a vez de Côn. Norberto Cazellotto, que era pároco de Pirapora.

Em 2007 foi designado para pastorear esse povo o religioso, estudante de teologia, Josenildo Carlos da Solva, enquanto Dom Paulo Mascarenhas Roxo, DD. Bispo Emérito de Mogi das Cruzes, presidiu as Eucaristias aos sábados às 18:30 h.

Em fevereiro de 2008, Côn. Paulo Haenraets, de volta da Bélgica, foi nomeado vigário paroquial de Pirapora e assumiu esta comunidade, tendo como ajudante Josenildo Carlos da Silva.

Com a saída de Côn.Paulo de Pirapora em abril de 2009, Côn. Norberto, como pároco, preencheu a vaga até o mês de julho em que Côn. Alcides Ribeiro Filho tomou conta desse povo de Deus.

Em fevereiro de 2011 os confrades premonstratense da canonia de Montes Claros assumiram a paróquia do Senhor Bom Jesus e Côn. Andrés Muñoz Gonzáles e Côn. Marcelo dos Santos Rocha se revezam na Eucaristia celebrada nessa comunidade.

A Capela de Santo Antônio fica localizada no Jardim Bandeirantes em Pirapora do Bom Jesus/SP.

Côn. Godofredo Chantrain
O praem.