Começa um outro Tempo…

“Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes…” (Jl 2,12-18)

 

Queridos irmãos e irmãs internautas!

 

A Liturgia católica está organizada em Tempos: Advento, Natal, Comum, Quaresma e Páscoa. Para cada tempo uma cor e mística próprias. A liturgia faz um verdadeiro caminho de catequese com os que vivem a vida da comunidade. No fundo, a Liturgia quer nos aproximar do Senhor Bom Jesus e manifestar o Amor de Deus por todos nós.

Neste dia 05 de março, celebramos a quarta-feira de cinzas e iniciamos o Tempo da Quaresma. Em nossa Paróquia e Santuário do Senhor Bom Jesus, este dia ficou marcado pelas 4 missas programadas. Às 07h00, 10h00 e 19h00 no Santuário e às 20h00 na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Payol 1. Aproveito para partilhar 3 palavrinhas.

 

1. BÍBLIA. A Liturgia da Palavra desta quarta-feira de cinzas nos faz um convite para voltarmos o nosso coração para Deus. Sobretudo quando diz: “rasgai os vossos corações; que o Senhor nos dê um coração que seja puro; reconciliai-vos com o Senhor e fazei o bem no silêncio do coração”. Converter o coração para o Senhor significa reviver e relembrar o primeiro mandamento da Lei de Deus: “amai a Deus sobre todas as coisas”. Nada e ninguém podem ocupar o primeiro lugar no nosso coração, a não ser o Senhor Todo Poderoso. Ao Senhor toda honra, todo louvor, todo poder, todo domínio e toda glória. Se Deus ocupar o primeiro lugar no nosso coração, tudo o mais nos será dado por acréscimo!

2. QUARESMA. Tempo de conversão, de jejum, oração, penitência e caridade. Tempo oportuno para revisarmos a nossa vida e elegermos prioridades que vão nos ajudar a vivermos mais como imagem e semelhança de Deus. Tempo que nos leva das Cinzas à Ressurreição do Senhor. Tempo que nos convida a superarmos costumes e manias do homem velho e nascermos de novo para uma vida nova em Cristo e com Cristo.

3. CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Desde 1964, que a Igreja Católica no Brasil realiza a partir da quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade. Ao longo destes 50 anos várias questões já foram abordadas. Todos os temas estão ligados à vida da pessoa humana. Estes temas visam convidar a sociedade à reflexão e ao debate de algum tema urgente. Neste ano, a Campanha da Fraternidade trata sobre o tráfico humano. Segundo dados da ONU, 20 milhões de pessoas já foram vítimas deste crime em todo o mundo. As vítimas, na sua grande maioria são mulheres e, muitas da América Latina. O ser humano não é um objeto de venda, compra e troca. O ser humano é imagem e semelhança de Deus. O ser humano é obra prima de Deus.

Que nesta Quaresma consigamos voltar ainda mais o nosso coração para o Senhor Bom Jesus, renovando em cada momento a nossa confiança Nele!

Que o Senhor Bom Jesus continue abençoando você e sua família!

 

Pe. Silvio Andrei

Pároco do Santuário Bom Jesus

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *