Chegou a Semana Santa!

“Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, e Ele ouviu a minha voz”!

 

Queridos amigos! Queridos internautas!

Depois de todo um tempo de preparação, que eu chamei de retiro quaresmal aqui em nosso site, o coração se abre para mais uma Semana Santa. Será a minha segunda Semana Santa aqui em Pirapora do Bom Jesus, no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus. Para mim, não será a repetição de mais uma Semana Santa. Pois, Deus não se repete e nem nós nos repetimos. Aliás, já dizia o filósofo Heráclito de Éfeso, que viveu entre os séculos VI e V a.C.”: “ninguém entra no mesmo rio duas vezes”. E é verdade. Pois, o rio muda a cada instante. E nós mudamos também a cada instante. Sendo assim, queridos amigos, desejo, que a nossa vida jamais se torne uma rotina ou uma monotonia! Por isso, digo de coração: “esta Semana Santa, será totalmente nova! O Senhor Bom Jesus fará novas maravilhas em nossa vida”!

Com a Celebração de Domingo de Ramos, abrimos a Semana Santa que vai até o Domingo de Páscoa! O Domingo de Ramos é o portão de entrada para a Semana Santa. Acompanharemos passo a passo do Bom Jesus, até o Calvário, até a Ressurreição. Afinal, queremos mesmo caminhar das cinzas à Ressurreição.

Antes, de entrarmos no mistério litúrgico da Semana Santa, destaco três gestos, atitudes de Jesus diante do túmulo de Lázaro, refletido no 5o. domingo da Quaresma.

1. JESUS SE COLOCA DIANTE DO TÚMULO. O judeu não gosta muito de tocar na morte, no caixão, no túmulo, no defunto. Porém, Jesus, que foi judeu, quebra este estigma. Jesus se posiciona diante do túmulo, ou seja, Jesus se aproxima dos túmulos da nossa vida e da nossa história. Ele está, verdadeiramente, no meio de nós.

2. JESUS ARRANCA A PEDRA. A pedra colocada no túmulo é para segurar o forte odor que é exalado da sepultura que tem o cadáver. Os nossos túmulos tem um odor forte. As nossas covas, os nossos cativeiros fedem. Mas, mesmo assim, Jesus remove a pedra. Por quê? Exatamente, porque Jesus tem o poder de tirar tudo o que está podre, morto dentro de nós! Jesus dá perfume para nossa vida.

3. JESUS NOS TIRA DA SEPULTURA. A ordem: “Lázaro, vem para fora”, ecoa nos séculos e milênios e chega até os nossos ouvidos e ao nosso coração hoje. Jesus continua nos chamando para fora das sepulturas que nos atormentam, nos fazem chorar e sofrer. Jesus continua nos chamando para fora, ou seja, para uma vida nova. É do Senhor que vem a vida nova que tanto queremos e sonhamos.

O Senhor é um guerreiro que está ao nosso lado, para remover as pedras, para nos tirar da sepultura e para ressuscitar a nossa fé, a nossa esperança e a nossa alegria!

Continuemos confiando no Senhor e clamando: “vem Senhor Bom Jesus. Fica conosco!”

Boa Semana Santa para todos nós!

 

Pe. Silvio Andrei

Pároco do Santuário Bom Jesus de Pirapora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *