Publicado 05/10/2013 por SBJ6 em Pastorais
 
 

Catequese

Trata-se da educação da fé das crianças, a qual compreende especialmente ao ensino da doutrina cristã, dado geralmente de maneira orgânica e sistemática, com o fim de iniciá-las (crianças) na vida cristã.

Temos como objetivo, fazer discípulos, para ajudar as pessoas a crerem que JESUS é o Filho de Deus, a fim de que, através da fé, tenham a vida em nome dele, para educá-los e instruí-los nesta vida, e assim construir o Corpo de Cristo.

A catequese caminha intimamente ligada com toda a vida e crescimento da Igreja, não se prendendo apenas a parte física, mas também como o crescimento interior da Igreja, a sua correspondência ao desígnio do Pai que dependem da mesma catequese.

As afirmações da fé precisam estar ligadas aos problemas das pessoas e da sociedade. Catequese não é para saber as coisas e sim viver melhor e tornar a vida melhor. O catequizando precisa ver na comunidade a prática daquilo que a catequese comunica.

Jesus no Evangelho diz a quem quer conhecê-lo: “Vinde e vede”.

O catequizando precisa também fazer parte da comunidade e encontrar nela bom alimento para sua fé.

Precisamos deixar claro que a catequese não termina com uma festa de formatura: é uma necessidade que nos acompanha a vida inteira. Todos têm sempre algo mais a aprender, algum aspecto a melhorar, um crescimento a cultivar.

A função da catequese não é só para ficar sabendo algo mais sobre Deus e sim para transformar as pessoas e a sociedade na direção da fraternidade, da justiça, da paz.

É preciso educar a sensibilidade para perceber o atendimento ao pobre como apelo de Deus e exigência da fé.