0
Publicado 24/06/2014 por Bom Jesus de Pirapora em Palavra do Pároco
 
 

As Lições da Copa do Mundo!

“Combati o bom combate…” (2 Tm 4,7).

 

Queridos irmãos e irmãs !

Queridos internautas!

 

Mesmo as pessoas que não acompanham ou não apreciam muito o futebol, acabam tomando conhecimento deste evento, acontecimento de quatro em quatro anos! E que, desta vez, está sendo em nosso País. Sem entrar em detalhes e discussões sobre vários assuntos em torno da realização da Copa do Mundo no Brasil, quero partilhar 3 palavras que vejo como lições que a Copa do Mundo deixa para todos nós.

 

1. Tenho plena convicção que o esporte gera vida e saúde. O esporte é um grande aliado na luta contra uma série de coisas que podem prejudicar a nossa juventude e as famílias de um modo geral. Desejo que a Copa do Mundo deixe esta boa lição para todos nós: instituições, formadores, educadores e pais! Ou seja, que o esporte pode ajudar na boa formação das crianças, adolescentes e jovens.

 

2. O Papa Francisco enviou uma bela mensagem à FIFA, por ocasião da abertura da Copa do Mundo, onde ele disse que “mais do que um jogo ou uma disputa, a Copa do Mundo deveria ser uma oportunidade de justiça e solidariedade entre os povos”. Foi bonito ver e observar as pessoas de diferentes países, línguas e tradições se comunicando nos estádios e muitos lugares por onde turistas, esportistas e brasileiros se encontravam. É possível superarmos as nossas diferenças e vivermos mais como irmãos.

 

3. Nem sempre o mais forte, o mais técnico, o mais preparado, o mais bem treinado vence. A vitória não é algo simples, fácil ou premeditado. Ninguém pode prever uma vitória. Quem esperava a goleada da Holanda em cima da Espanha? Quem poderia imaginar que a Espanha iria se desclassificar já no seu segundo jogo, perdendo para o Chile? Assim como na Copa do Mundo, nas batalhas da vida, nas lutas e nos enfrentamentos não podemos nunca nos achar como vencedores naturais ou perdedores automaticamente. Todos nós podemos ganhar e podemos perder nas disputas que enfrentamos na vida. Uma coisa é certa: humildade, fé, determinação, suor, empenho, resistência, sinceridade são atitudes indispensáveis na busca da vitória, da realização de nossos sonhos e da concretização de nossos ideais!

Que o Senhor Bom Jesus continue abençoando a todos nós e a nossa família!

Pe. Silvio Andrei.

Pároco.